PESQUISADORES

Antônio Inácio Andrioli

Antônio Inácio Andrioli

UFFS

Atuou como professor na UNIJUí e no Instituto de Sociologia da Universidade Johannes Kepler de Linz/Áustria. Foi membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o primeiro Diretor Geral do Campus Cerro Largo, Vice- Reitor e Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina no Campus Chapecó. É Professor Associado da UFFS, membro do Núcleo de Estudos em Cooperação, dos Grupos de Pesquisa Teorias e Processos de Desenvolvimento, Fronteiras: Laboratório de História Ambiental, Filosofia e temas contemporâneos, Grupo de Estudos de Gênero e Vice-Coordenador do Projeto de Pesquisa A Era da Soja. Foi membro da CTNBio e do Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade do MDA. É membro do GT Saúde e Ambiente da ABRASCO. Recebeu o Prêmio Estudante Estrangeiro 2003 do DAAD em Berlim e o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020 do BUND Naturschutz em Munique.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7753336775135703 


Claiton Marcio da Silva

Claiton Marcio da Silva

UFFS

É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2010) e integra o programa de pós-graduação em História e o mestrado em Ciência e Tecnologia do Ambiente (UFFS). Possui graduação em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz, 2009), com estágio de doutorado (sanduíche) na University of Guelph, Ontario, Canadá. Possui Pós-Doutorado em Science, Technology and Society (STS) no Massachusets Institute of Technology (MIT), em Cambridge, Massachusets, Estados Unidos (2017). Foi bolsista de Pós-Doutorado no Rachel Carson Center for Environment and Society (LMU, Munique, Alemanha) entre 2017-2018. Atualmente, é Bolsista Produtividade do CNPq (A2). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: História Ambiental, Revolução Verde e Modernização da Agricultura no Brasil e outros temas de História Contemporânea, como Guerra Fria e Relações Brasil/Estados Unidos. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9283430791589387


Dalila Moter Benvegnu

Dalila Moter Benvegnu

UFFS

Possui graduação em Farmácia pela Unversidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado (2010) e doutorado em Farmacologia (2012) pela mesma instituição. Atualmente é professora associada D nível 2 da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde ministra aulas de bioquímica e farmacologia aos cursos de Graduação em Nutrição e Ciências Biológicas e onde atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul. Além disso, também atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. No período de 2013 até 2017 atuou como Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. Atualmente, é membro do Comitê de Assessoramento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do estado do Paraná. Dedica-se à área de pesquisa em toxicologia, neuropsicofarmacologia, bioquímica, saúde animal e sistemas nanoestruturados. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6134516963963514


Geraldo Ceni Coelho

Geraldo Ceni Coelho

UFFS

Graduado em Ciências Biológicas (1989) e Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995); Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, desde 2010. Anteriormente, atuou como docente da UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, entre 1990 e 2009. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia Florestal, Restauração Ecológica, Sistemas Agroflorestais, Biologia de Espécies Arbóreas, Agroecologia. Atua no ensino em Botânica (Anatomia e Morfologia) e Ecologia. Na Extensão, tem experiência em temas de Ecologia, Sistemas Agroflorestais e Agroecologia, atuando com comunidades indígenas, agricultura familiar e formação de professores. Foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura entre 2010 e 2015 na UFFS. É Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS campus Erechim) e Editor da Revista Brasileira de Extensão Universitária. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7454356860609737


Liziara da Costa Cabrera

Liziara da Costa Cabrera

UFFS

Possui Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2012). Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela FURG (2005) e Graduação em Química Licenciatura Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2001), e Atualmente é professora adjunta na área de Química Analítica na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Campus de Cerro Largo - RS. Tem experiência na área de Química Analítica Ambiental e Análise de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de resíduos de agrotóxicos e técnicas de separação. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2380427486727653


Marlon Brandt

Marlon Brandt

UFFS

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professor do curso de Geografia - Licenciatura, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Geografia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia histórica, história ambiental, populações tradicionais, colonização, indústria madeireira e fruticultura. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7969181335006271


Miguel Mundstock Xavier de Carvalho

Miguel Mundstock Xavier de Carvalho

UFFS

Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000-2004), Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004-2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2010), com estágio de doutorado pela University of Kansas (EUA). Pós-Doutorado em História na University of Guelph - Canadá (2016). Desde 2011 é professor de História na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul - Paraná. É professor permanente do Mestrado em História (UFFS) e foi professor do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (UFFS) entre 2014 e 2022. Na Pós-Graduação leciona as disciplinas de "História e Animais" e "História Ambiental". Na Graduação leciona as disciplinas de "História da Fronteira Sul" e "História e Filosofia das Ciências da Natureza". Temas de interesse para pesquisa e orientação: História Ambiental, História e Animais, Desmatamento, Araucaria angustifolia, Modernização da Agropecuária, Vegetarianismo e Veganismo. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2715186402920586


Paulo Roger Lopes Alves

Paulo Roger Lopes Alves

UFFS

Possui Graduação em Agronomia (2009) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado com ênfase em Entomologia Agrícola (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEL, e Doutorado em Ciências (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado (sanduíche) no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP (2021-2022). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Tem experiência na área de Agronomia, Toxicologia ambiental, Biologia do solo, Bioidicadores de qualidade do solo, Ecotoxicologia eAvaliação de Risco dos Agrotóxicos no solo. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2896688086719844


Samira Peruchi Moretto

Samira Peruchi Moretto

UFFS

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em História pela mesma Universidade (2010), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), com período sanduíche na California State University, Long Beach (2013). É professora efetiva do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGH/UFFS) e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC). Foi diretora da Associação Nacional de História de Santa Catarina - ANPUHSC (2016-2018) e atualmente é tesoureira. Coordenou o GT de História Ambiental da ANPUH Nacional (2015-2021) e coordena o GT estatual de História Ambiental da AnpuhSC. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da PPGH/UFFS e desde 2018 é editora da Fronteiras: Revista Catarinense de História. Faz parte dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental, LABIMHA/UFSC (pesquisadora) e Fronteiras: Laboratório de História Ambiental da UFFS (líder). Pesquisa e orienta trabalhos de História Ambiental, Domesticação e Introdução de espécies vegetais, Desmatamento, Reflorestamento, Transformações da Paisagem, Conservação da Biodiversidade e História do Brasil República, com ênfase no período de 1964 a atualidade recente. Recebeu bolsas de pesquisa nas seguintes bibliotecas e arquivos: John Carter Brown Library na Brown University (outono de 2022) e a Huntington Library (inverno/primavera de 2023) 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0033743659222185